terça-feira, 28 de maio de 2013

Estádios Burgueses

As novas Arenas chegaram ao Brasil. Com a Copa do Mundo, os estádios brasileiros precisaram passar pro grandes reformas e outros tiveram que ser construídos.
Ok, o Brasil precisava de estádios modernos, com conforto para os torcedores, para jogadores e para quem trabalha no futebol. Mas isso tudo, essa modernização tem um preço. E o preço é salgado. Não me refiro ao custo das obras, que também é um estupro aos cofres públicos, mas ao cidadão que vai ter de frequentar essas Arenas.

O principal consumidor do futebol foi completamente esquecido nesse plano de modernização e novos estádios aqui no Brasil. O torcedor de verdade, aquele que vai ao estádio sempre que tem jogo do seu time. Aquele, que as vezes deixa de comer, para ir viver. pelo menos 90 minutos de alegria.

As arenas de agora, são feitas para a alta sociedade. Em vez de instrumentos musicais e cantos de incentivos, temos agora charutos cubanos e champagne. Quem tem dinheiro, quem é burguês vai ao estádio. O verdadeiro torcedor não vai mais. Além é claro da pouca segurança que é oferecida, outros problemas são vistos por aí. A infraestrutura externa, o entorno dos estádios completamente inacabado para receber esses grandes jogos.

Os torcedores para quem as Arenas foram construídas, não usam o transporte público. Todos eles, chegam nos seus automóveis de ultima geração, não enfrentam filas e não tem problemas para comprar ingressos.

O verdadeiro torcedor continua sendo maltratado nessas Arenas. Sem contar tudo isso que listei acima, ainda tem o preço salgado dos ingressos. Vimos isso refletido no jogo entre Vitória x Internacional na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Pouco mais de 10 mil pessoas presentes, num estádio com capacidade para mais de 50 mil pessoas. Esses 10 mil lugares ocupados, foram só com os ingressos populares. Muito pouco. Isto mostra que o futebol brasileiro será elitizado daqui pra frente.
Outro fato que encare-se o futebol é o fato de que não são os clubes quem administram os estádios. Grande maioria é administrado pela iniciativa privada que está ali justamente pra dar lucro e não para privilegiar o espetáculo.
Um dos bons exemplos a ser seguido pelos dirigentes Brasileiros são os estádios da Alemanha. Germânicos receberam a Copa em 2006. Estádios novos foram construídos e alguns foram modernizados. Mas os dirigentes alemães não esqueceram do verdadeiro torcedor. Recentemente, tive a oportunidade de assistir o programa "Segredos do Esporte", dos Canais ESPN. Nele, se discutiam a organização das grandes competições. Em um dos momentos, Gerd Wenzel, comentarista dos canais ESPN salientou uma conversa que teve com o presidente da Bundesliga, que nesta temporada completou 50 anos. Uma das perguntas de Wenzel foi sobre o sucesso de público da Bundesliga. A resposta foi que o futebol alemão em primeiro é feita para o torcedor, em segundo para o torcedor e em terceiro lugar para o torcedor.
O futebol alemão também passou pela modernização, mas o verdadeiro torcedor não ficou de fora, foram incluídos. Alguns estádios na Alemanha, tem um lugar especial para o torcedor de menos poder aquisitivo. Posso citar o Signal Induna Park, do Borussia Dortmund. Lá tem a Muralha Amarela, que tem capacidade para 25 mil torcedores a preço popular e não atoa é a parte mais empolgada do estádio. Aonde acontece o espetáculo na arquibancada. Nos jogos do BVB na Bundesliga, a Muralha Amarela não recebe cadeiras, por um pedido dos torcedores para ficarem em pé. Na Veltins Arena, estádio do Schalke também acontece isso. Uma parte do estádio é destinada a quem tem menos condições de pagar ingressos salgados.
Pelo que vejo aqui no Brasil, poucos estádios lotaram em sua capacidade máxima. Apesar de a Copa do Mundo ter o propósito de modernizar estádios, parece que o torcedor é quem vai ter que arcar com esse preço alto,

Espero que esteja errado, mas pelo que vejo, é isso mesmo que vai acontecer. Estádio de futebol serão mais um teatro, sala de convenções do que propriamente estádios onde se possa divertir-se com o esporte.

Compartilhar:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário