quinta-feira, 23 de maio de 2013

Olha o Brasileirão Aí Gente!


Considerado por muitos um dos campeonatos mais equilibrados do Mundo. Todo ano, antes de começar o campeonato, faz-se um lista de quais clubes brigaram pelo que no certame. Seja título, vaga na Libertadores ou rebaixamento.

Serão 38 rodadas, até lá muito coisa vai acontecer. Os times que disputarão as primeiras rodadas, sofrerão grandes modificações. Mas já podemos projetar, ou pelo menos opinar sobre qual clube briga porque no Brasileirão.

Alguns times, já estão prontos, outros em formação. Tem alguns que preocupam seus torcedores. Outros já sabem o destino de seu time.

Bom, começamos com que briga lá em cima, pela Taça:

Corinthians: O principal favorito. Tem um time pronto, coeso e experiente. Se não sofrer grandes perdas, é o time que desponta pra ser o principal candidato ao caneco.

Atlético-MG: Outro time que está pronto. Trabalho de longa data do Cuca surte efeito no Galo. Além de estar numa fase espetacular na Copa Libertadores, é um clube que está se preparando para não perder folego, como perdeu ano passado. Por isso, Kalil não montou apenas um bom time. Contratou jogadores capazes de formar um bom elenco. Peças de reposição para um campeonato longo. Todos do elenco terão chances de jogar. Suspensões, convocações com para Seleção e lesões. Isto tudo conta na hora do certame longo, por isso, Galo é um dos favoritos, tem elenco e tem um técnico.

Fluminense: Atual campeão. Reforçou-se nas posições carentes. Base sendo muito utilizada. E tem Fred e Cavalieri, os responsáveis pelo título do ano passado. Depende muito da animosidade que o clube vai chegar, disputando a Copa Libertadores simultaneamente.

Pela Libertadores: 

Botafogo: Tem um ótimo time. Bem montado por Oswaldo de Oliveira. O que vai depender se o Botafogo briga por algo a mais no Campeonato é o extra-campo. O problema de atrasos nos salários pode afetar a caminhada do Fogão. Jogadores estão reclamando abertamente desse problema que, já não é de hoje, afeta os clubes cariocas. 


Grêmio: Poderia colocar o tricolor na briga pela Taça, mas pelo que vi até aqui, a Libertadores está de bom tamanho. Ano passado, no decorrer o mesmo Brasileirão, Luxemburgo montou um boa base para o time. No começo desse ano, chegaram os reforços para montar um elenco para a disputa dessa longa temporada de 2013. Fracassos no estadual e Libertadores colocaram em cheque a temporada do Grêmio. Sem contar que algumas modificações deverão acontecer. Vargas e André Santos não devem permanecer. O chileno, não terá seu contrato de emprestimo prorrogado. Pra ficar, Grêmio terá de pagar ao Napoli cerca de 12 Milhões de Euros. André Santos não tem passe fixado. Até porque, Wenger ainda quer contar com o jogador pra próxima temporada. Outra baixa deve ser Kleber, o Gladiador. O jogador não vem sendo utilizado pelo técnico Luxemburgo. Se especulou uma negociação envolvendo o camisa 30 com o Napoli pela permanência de Vargas. O Grêmio ainda precisa de um zagueiro pronto, já que não dá pra contar com o Cris, que está sempre fazendo cagada.


Internacional: Vai depender do que contratar ou perder na janela de transferências. Se especulou Robinho, Julio Baptista e Luis Fabiano. Destes, apenas Julio é o que está prestes a fechar com o colorado. Para Luis Fabiano vir, dependerá da saída de Leandro Damião. Caso DamiGol saia, o Fabuloso deve ser a cartada da direção colorada. Outros nomes também já foram especulados. Nilmar, no Mundo Árabe, é muito caro, mas não foi descartado. Robinho é um pedido de Dunga, mas pela alta pedida salárial, não vai rolar a negociação. O time já tem uma forma, tem um técnico bom de resultados. Resolveu o problema da preparação física com o professor Paixão, mas é claro, falta um elenco numeroso e mais qualificado ao Internacional, principalmente alguém para dialogar um substituto de D'Alessandro, que sabemos, não irá jogar todas.

Cruzeiro: Apesar do pouco tempo de preparação, o Cruzeiro foi um dos times que mais me agradou nesta temporada. O time começou do zero, até porque contratou um novo técnico e reformulou praticamente todo elenco. Da defesa ao ataque, Cruzeiro trouxe um time novo. Mas apesar de estar sendo formado está temporada, os bons nomes fazem da raposa um dos candidatos a Libertadores, masi pra frente pode até brigar pelo título, mas inicialmente, colocaria o Cruzeiro na briga pela Libertadores.

São Paulo: Apesar da péssima apresentação na Libertadores, o São Paulo foi muito bem no Campeonato Paulista, na primeira fase de pontos corridos. O tricolor e maior vencedor da história dos pontos corridos, sabe jogar, mas vai depender muito de algumas negociações a acontecer. Não se sabe se Luis Fabiano fica ou sai. Ney Franco já tem uma base de time, e o São Paulo fez apostas nos últimos dias contratando jogadores que se destacaram na disputa do Campeonato Paulista. Se serão suficientes esses reforços eu não sei, mas acho que o São Paulo briga pela Libertadores.

Coritiba: Fez ótimas contratações, tem o capitão Alex como diferencial, mas como campeonato é muito, colocaria com uma incógnita. Não sei se fica na parte intermediária ou se briga pela Libertadores. 

Parte intermediária:

Alguns time brigaram por partes intermediarias na tabela. Um desses times é Santos. Claro que vai depender se Neymar continuará ou não. Mas, pelo que vimos nos últimos jogos, só Neymar não será capaz para levar o Santos a disputar algo no Campeonato. Se mantendo na parte intermediária da tabela, já será algo de muito produtivo pro Santos.

Atlético-PR é um dos times que pode fazer um bom papel. Fez uma boa e longa pré-temporada. Com o time sub-23, conseguiu ser vice-campeão paranaense. Mas é claro, com o campeonato longo veremos se o furacão terá condições de pelo menos, entrar entre os dez primeiros.

Flamengo: Apesar de não ter feito um bom estadual, ter ficado fora das  finais de turno, o Flamengo ficará naquela parte da tabela de bom 2013. Não vai correr grandes riscos de cair, mas também não vai brigar por algo na parte de cima da tabela. Torcedor Rubro-Negro vai ter que ter paciência com a nova realidade que o clube passa, principalmente a financeira. O clube não está fazendo loucuras para, na pressão da torcida contratar um nome de peso. A intensão da nova direção é muito boa, mas resta saber se na hora que apertar, eles vão manter tudo que estão fazendo, e bem, pelo rubro-negro carioca. 

Vitória: Fez boas contratações, mas não é parametro a campanha no estadual. Tanto, que o time já caiu de fora da Libertadores. O Vitória volta essa temporada a primeira divisão. Nos últimos anos se tornou um time ioiô, sobe e desce. Mas acho que permanecer na primeira divisão é o principal desejo dos rubro-negros da Boa Terra.

Goiás: De volta a primeira divisão, o verdão do serrado briga no meio da tabela. Foi campeão estadual, manteve a base do ano passado e tem experiencia mesclada com juventude. Não só no time, como no banco de reservas. Enderson Moreira continua seu ótimo trabalho no time do Goiás. Pode até surpreender, e quem sabe, chegar entre os dez, mas acredito que um bom 2013 e a permanência na primeira divisão, já estarão de bom tamanho, nesta volta do verdão do centro-oeste a divisão principal do futebol brasileiro.


Chegamos na parte mais recheada do campeonato. A briga pelo rebaixamento. Clubes tradicionais estão nelas, o que é de se lamentar.

Vasco da Gama: Apesar de ter chegado a final de um dos turnos, as perpectivas pro Gigante da Colina não é das melhores. Clube não tem dinheiro para contratar ninguém, aliás está se livrando daquele que pode lucrar alguma boa quantia, foi o caso do Dedé, o grande ídolo do time cruzmaltino. André, que veio do Santos é um bom nome dentro da realidade do time do Vasco, o que é muito pouco para um dos maiores vencedores do Campeonato Brasileiro. Apesar de ter um técnico bom, o Vasco não tem elenco. Uma das carências do time do Vasco é a meta. Um goleiro experiente e bom é necessário na colina.

Náutico: O alvi-rubro do Recife conseguiu se manter na primeira divisão ano passado, mas acho que desse ano não escapa. Não chegou na final do estadual, além disso caiu muito cedo na Copa do Brasil. Muitos dizem, que foi para pegar uma vaga na Copa Sul-Americana. Eu creio que isso foi um desculpa furada para justificar a queda diante do CRAC.  O que manteve do Nautico na primeira divisão, foi o técnico Alexandre Gallo, que hoje serve a base da seleção brasileira. Vagner Mancini passou e já foi demitido, vamos ver até onde Silas vai.

Bahia: O que mais preocupa. Após tomar várias surras do rival Vitória no estadual, o Bahia dispensou vários jogadores e tem muitas dificuldades para contratar jogadores para a sequência da temporada. Além disso, tem também o problema da torcida com o presidente Marcelo Guimarães Filho. Vários protestos já foram feitos e outros estão sendo organizados pela torcida contra o presidente. 

Ponte Preta: Fez um ótimo Campeonato Paulista, foi campeão estadual. Mas, os principais jogadores do time estão sendo assediados pelos grandes clubes. A reposição não deve ser da mesma qualidade, ou melhor, não terão tempo suficiente para que possam encaixar no time. Mas tem bola e forças para permanecer na primeira divisão.

Criciúma: O tigre volta a primeira divisão. Foi um dos melhores times que jogou a Serie B. Mas, no campeonato longo, quase ficou de fora. É o único representante de Santa Catarina na primeira divisão. Se conseguir se salvar é motivo para sair em carreata no caminhão do Corpo de Bombeiros. 

Portuguesa: Conseguiu se manter na temporada passada, mas acho que esse ano não terá a mesma sorte. Foi campeão da Serie A-2 do campeonato paulista, não fez mais do sua obrigação, mas acho que outros times, tem mais condições de ficar na primeira divisão. Foram contratados alguns reforços, principalmente vindos do São Paulo, mas acho que não serão o suficiente para manter a Lusa na divisão principal. Sem contar, no fracasso lusitano que foi a eliminação para o Naviraiense na Copa do Brasil.

Vocês concordam comigo? Não? Ta aberto aqui um fórum de discussão, sinta-se a vontade para comentar e fazer parte do blog.
Compartilhar:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário