segunda-feira, 20 de maio de 2013

Luxemburgo, Mais Um Fracasso

Por muitos, intitulado um dos melhores técnicos no Brasil, Vanderlei Luxemburgo fracassou mais uma vez no principal projeto do Grêmio neste primeiro semestre, a Copa Libertadores da América.

Mas os fracassos de Luxemburgo vem de longa data na competição sul-americana, inclusive, no seu currículo  não tem esse título. A melhor participação do professor na Libertadores, foi em 2007 dirigindo o Santos e que foi eliminado pelo Grêmio de Mano Menezes, Patrício e Ramon.

Após essa introdução, vamos ao que interessa. Luxemburgo, há anos vem em decadência. Foi assim, nos clubes anteriores. 

Quando saiu do Galo, declarou que pararia por um tempo, para reciclagem e aquele blá blá blá enquanto algum trouxa não chegasse com um caminhão de grana pra dar pra ele. Não demorou muito, pra ele voltar ao Flamengo, e fazer uma campanha ridícula, para os padrões Luxemburgo. 

No final de 2011, encerrou seu ciclo no Flamengo e ficou algumas semanas parado, pescando e pensando na vida. Enquanto isso, Odone, então mandatário no Grêmio, buscava um técnico para o lugar de Caio Junior, que não deu certo. 

Luxemburgo chegou, mas não ganhou o estadual. Perdeu para o maior rival. Focou suas forças na disputa do Brasileirão. Teve sucesso, chegou a brigar pelo título por alguns momentos no campeonato. Mas, a vaga na Libertadores foi o prêmio de consolação para o tricolor.

Começou 2013, Fábio Koff assumia o Grêmio e não se tinha a garantia de que Luxemburgo permaneceria no comando do time. Muitos conselheiros eram contrários a permanência do professor no Grêmio. Mas, como Luxemburgo não é bobo nem nada, ele fez um contrato de dois anos com alta multa, caso mandem ele embora, recebe uma grana preta.

A pré-temporada começou cedo, em virtude da primeira fase da Libertadores. O planejamento foi feito e executado, dias antes viajando para Quito, para se adaptar a altitude. Grêmio perdeu, mas na volta, conseguiu reverter a vantagem dos equatorianos.

A fase de grupos, foi um horror. Apesar da vitória, enganosa, de 3 a 0 sobre o Fluminense, uma derrota na estreia para o Huachipato, EM CASA. Uma vitória de goleada sobre o Caracas em casa, uma derrota para esses mesmo Caracas, na Venezuela. 
Aquele "drama" de Talcahuano, em que o Grêmio com um time muito superior ao grande o Huachipato, no sufoco teve que se contentar apenas com um empate, e depois toda aquela confusão armada pelo próprio Luxemburgo após o jogo.

Mas o ponto alto da eliminação, foi o jogo da última quinta-feira. Com um time melhor, mais uma vez, viajando com antecedência para se adaptar a altitude, contra um time ruim, Grêmio e Luxemburgo fracassam mais uma vez na Libertadores.

Tudo que Luxemburgo pediu, Fábio Koff atendeu. Luxa, tem a mania de querer se manager e acaba perdendo o foco do campo. Luxemburgo é treinador, e não manager. Ele quer empurrar "guela"  abaixo, suas metodologias europeias, sendo que suas atitudes como técnicos são brasileiras.

Se você tem um time melhor, não pode dar chance pro azar, vai lá e mata o jogo, querido. Já diria o filosofo, o medo de perder, tira a vontade de ganhar. Luxemburgo foi medroso pela postura do time em campo, esperando o adversário agredir, e o time do Santa Fé, com toda sua limitação, foi lá e vez a sua parte.

Torcedor do Grêmio, já não quer mais Luxemburgo. O Grêmio também não quer mais ele, mas pagar a multa pra ele, é algo que não está na folha do tricolor. 

As cinco primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro serão decisivas para a permanência ou não de Luxemburgo. A parada para a Copa das Confederações, pode ser um bom motivo para ter essas mudanças. Já  que haverá tempo para o novo técnico, se isso acontecer, colocar sua filosofia de trabalho em pratica.

Mas, pelo custo beneficio, Luxemburgo FRACASSOU no Grêmio. Para um torcida, carente de títulos, uma vaga na Libertadores não serve de base para permanência no clube. Grêmio precisa de taça, de título, o que tá muito complicado. 

Jogadores, time e elenco, o Grêmio tem, parece que o problema é mesmo com o técnico, que com um mais de um ano de clube, não conseguiu dar um padrão ao time. 

Aliás, Luxemburgo tinha um time pronto nas mãos ao final de 2012. Não sei o que aconteceu, mas aquele time se destruiu. Apesar dos reforços, o time piorou.

Aguardemos os próximos capítulos da novela Luxemburgo
Compartilhar:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário