quarta-feira, 17 de julho de 2013

História com futebol: Campeonato Russo e sua primeira rodada



Através do futebol a gente conhece um pouco mais da história. Tive a oportunidade de narrar pela primeira vez hoje, um jogo do Campeonato Russo. Ainda buscando popularidade aqui no Brasil, o futebol soviético ainda sofre com o preconceito de muitos.

Mas, como disse no primeiro paragrafo, através desse esporte a gente conhece várias histórias, não só as que cercam os times, mas também as dos países.

A Rússia, com suas regiões separatistas são o grande exemplo. Temos o Terek Grozny, que pertence a Chechenia, que é uma das regiões separatistas e de grande conflitos. Além do Anzhi, que fica no Daguestão.

Mais pra frente falaremos mais sobre o futebol nestas regiões separatistas da Rússia. Agora, vamos falar de FK Ural x CSKA, que se enfrentaram na manhã, aqui no Brasil, pela primeira rodada do Russão.
O encontro entre campeões nacionais, O Ural, campeão da segunda divisão, pela primeira vez disputando uma partida na primeira, e do outro lado o tradicional e um dos mais conhecidos times russos, o CSKA.

O jogo foi realizado na cidade de Ecaterimburgo, localizada no lado Oriental dos Montes Urais. Essa é uma das regiões mais importantes da Rússia. É a quarta cidade mais importante da ex-União Soviética.

Abrigou durante os conflitos grande parte das industrias e instituições de ensino. Muitas dessas empresas e instutições de ensino permanecem até hoje lá, transformando essa região em uma das mais importantes da Rússia.

A cidade de Ecaterinburgo tem notoriedade em outros esportes, com o hoquei no gelo e basquete. Óbvio, que o futebol não iria ficar de fora dessa região. Investimentos foram feitos e o time do FK Ural conseguiu subir a primeira divisão.

O JOGO:

Começou intenso, as duas equipes atacando e buscando o gol logo no começo. Sendo superior tecnicamente, aos poucos o CSKA foi dominando as ações da partida. Com um time bem ofensivo, os moscovitas tiveram as primeiras oportunidades de gol. O Ural, em contrapartida, tentava suas ações ofensivas no contragolpe, mas pecava ao tentar a conexão com a centro avante Gugniev.

Gugniev, que é um Luis Fabiano russo, só que ao quadrado. Atacante polêmico, que faz seus gols, mas é muito esquentado. 

Aos 24' da primeira etapa, o CSKA abriu o placar. Honda recebeu pela meia esquerda, viu a infiltração de Schennikov e acionou o lateral esquerdo, que chutou cruzado pra dentro da área. Ahmed Musa, antecipou o defensor e o goleiro e colocou a bola na rede, fazendo 1-0 para os visitantes.

Depois do gol, o jogo ficou muito ruim. Durante a transmissão na Rádio Esquadrão Esportes, temia que o jogo se arrastasse daquele jeito até os 90 minutos. Mas foi só até o final da primeira etapa.

O time da casa voltou com outra postura pro segundo tempo. Agredindo mais o CSKA, tirou o time de Vagner Love da zona de conforto, inclusive mostrando alguns pontos fracos da equipe moscovita. Entre eles, a lateral direita. Aliás, esse lado direito da defesa do CSKA é dominado pelos irmãos gêmeos Berezutski. Toda hora os dois trocavam de posição, confundido o adversário e ao narrador aqui.

Foi num contragolpe que o Ural empatou a partida. Tudo começou com o goleiro Romazan, que catou a bola firme após escanteio e quebrou ela para o ataque, buscando a ligação direta. Zuber, o suíço, que fazia a sobra, vacilou e não cortou a bola. Serderov conseguiu dominar, cortar a marcação e esperar a chegada de Gugniev e finalizou de perna esquerda, a bola ainda desviou na defesa e foi sem chance pro goleiro Akinfeev, tudo igual no Estádio Central.

Pavel Gusev, técnico do Ural, viu que tinha chances de ganhar o jogo, tanto que tirou um volante e colocou o atacante Sarkisov. E essa ambição de Gusev deu certo, o Ural chegou a virada. Tudo começou com Sapeta, que pegou a bola na intermediária, viu a passagem de Gorbanets e lançou e profundidade. O camisa 17 viu a chegada de Gugniev e cruzou por artilheiro só empurrar pro fundo do gol, virada do Ural 2-1.

O time da casa, seguiu perigoso nos contragolpes, aproveitando todos os espaços oferecidos pelo CSKA. Mas não conseguiu ampliar. Durante a transmissão, eu e o comentarista Felipe Henriques elogiávamos a ambição de Gusev, em buscar a vitória jogando em casa. Mas sabe como é né, técnico sempre gosta de inventar e com Gusev não foi diferente.

O técnico do Ural resolveu fazer aquela substituição para fechar o time, segurar a vitória. Mas, como diz o Muricy, a bola pune, o medo de Gusev foi punido da pior maneira, tomar gol aos 44' do segundo tempo.
Foi Vagner Love quem colocou igualdade no placar, após lançamento de Elm, o brasileiro antecipou o defensor e o goleiro Pomazan e de cabeça, de costas pro gol, empatou a partida.

Tudo igual no estádio Central de Ecaterimburgo. Talvez, o resultado mais justo, já que não há muita justiça no futebol, mas pelo que o CSKA fez no primeiro tempo e o Ural no segundo, ficou de bom tamanho para as duas equipes o resultado.

Ouça aqui os quatro gols dessa partida com a minha narração na transmissão da Rádio Esquadrão Esportes.

Compartilhar:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário