domingo, 30 de junho de 2013

Fortineros Levam A Super Final e Seus Benefícios



Quem tinha muito mais a ganhar, ganhou. O Vélez conquistou na noite de sábado a Super Final do Campeonato Argentino. Além da taça, os fortineros ganharam mais benefícios esportivos e financeiros. Uma vaga na Copa Sul-Americana, outra na Copa Libertadores 2014 e mais uma boa quantia em dinheiro.
Para o Newell's, restava apenas a quantia em dinheiro, pois, como foi campeão do Torneo Final, já tinha assegurada sua vaga na Copa Libertadores 2014.

O Jogo
Foi muito intenso desde os primeiros minutos. O Vélez começou em cima e em busca da vantagem. Os fortineros queriam tiram a má impressão de deixaram no Torneo Final, onde ficaram nas posições intermediárias da tabela.

Logo a um minuto, Emiliano Papa finalizou pela primeira vez. Após uma bola alçada, Milton Casco cortou mal e o lateral esquerdo pegou de primeira e exigiu boa defesa de Nahúel Guzmán.
O Newell's não conseguiu encaixar a marcação nos primeiros 20 minutos de jogo. Tanto que, o Vélez ainda criou duas grande oportunidades. A primeira foi em cobrança de falta de Fernando Gago, na entrada da área. O volante assustou o goleiro Guzmán, numa batida colocada por cima da barreira. A bola ainda desviou no travessão antes de ir para a linha de fundo.

Toda essa intensidade do Vélez foi premiada com um golaço de Lucas Pratto. Federico Insúa iniciou a jogada pela esquerda. O camisa 10 lançou em profundidade para Emiliano Papa que, de primeira cruzou rasteiro pra área e pegou a defesa Leprosa mal posicionada. Lucas Pratto dominou, driblou e deixou Santiago Vergini deitado no chão e soltou uma bomba de perna esquerda no alto do goleiro Guzmán que nada pode fazer, Vélez 1-0.


O Newell's após levar o gol, resolveu acordar. Scocco, Figueroa e Maxi Rodriguez, até o gol do Vélez, eram peças nulas. Os três jogadores de frente dos leprosos foram muito bem marcados pela defensiva fortinera. Rinaudo Cruzado era o jogador do Newell's que mais participava da partida. Tentava armar o jogo, mas com pouca movimentação do trio final, ficou complicado para o armador peruano criar jogadas.

A primeira grande oportunidade do Newell's foi com Scocco. O artilheiro fez a jogada pelo lado de campo e tentou o cruzamento para Figueroa, mas o goleiro Sebastian Sosa fez a interceptação e evitou que a bola chegasse até Figueroa.

O jogo passou a ficar de meio campo. O fortín posicionou seu time para sair em contragolpe, enquanto os leprosos tentaram fazer a pressão no campo de defesa do adversário.

O Lance que poderia ter mudado a partida foi aos 28 da primeira etapa. Maxi Rodriguez recebeu a bola em profundidade e na corrida ganhou de Cubero, que infantilmente segurou La Fiera pela braço e cometeu o penal. Nestor Pitana, marcou muito bem o pênalti. Como o lance era para cartão amarelo e Cubero já tinha, o capitão do Vélez levou o segundo e foi expulso de campo.

Ricardo Gareca precisou sacrificar alguém da parte ofensiva do time. Bella acabou sendo o escolhido para deixar o time e em seu lugar entrar Gino Peruzzi. Muitos periodistas argentinos já pedem o Peruzzi como titular na lateral direita, já que Cubero não tem mais condições fisicas de acompanhar um jogador de velocidade.

Scocco pegou a bola e chamou a responsa. Mas, o artilheiro decepcionou mais uma vez. Perdeu outro pênalti com a camisa do Newell's. O camisa 32 já havia perdido um contra o Quilmes, no Centenário de Quilmes e outro no Nuevo Monumental, contra o Atlético de Rafaela. Scocco perdeu ali a chance de igualar o placar e depois administrar a vantagem numérica dos leprosos.

As chances passaram a ser cada vez mais escassas. A afobação passou a ser o principal defeito do Newell's. Jogadores experientes não conseguiram passar pela forte marcação fortinera.

Outro detalhe que chamou a atenção foi Insúa, Ferreyra e, principalmente, Pratto a doação para o time desses jogadores. Se sacrificaram em função do time. Lucas Pratto, em muitas oportunidades estava na linha de fundo dando carrinho e ajudando muito na marcação.
O primeiro tempo terminou 1-0 pro Vélez.

No segundo tempo, o panorama não mudou muito. O Newell's seguiu em cima em busca do gol de empate. Os leprosos repetiram o grande defeito do primeiro tempo, a afobação na hora da criação.

Tata Martino resolveu mexer nas peças e fazer alterações. Martin Tonso, que era cogitado para começar como titular, entrou no lugar de Cruzado, talvez o melhor jogador da partida. Com Tonso, o Newell's ganhou a jogada pelo flanco direito.
Imediatamente, Gareca posicionou Insúa como um auxiliar de lateral esquerdo. Funcionou muito bem, já que Tonso nunca ficou no mano a mano com Papa.

O Vélez se retrancou na defesa e tentou segurar na defesa a pressão leprosa. Pouco chances efetivas foram criadas pelo Newell's. Sosa pouco trabalhou, em contra partida, os marcadores fortineros trabalharam muito.

O desespero foi tão grande do Newell's que o goleiro Guzmán, a partir de 30 minutos do segundo tempo, se posicionou na linha divisória do gramado. Mas nada adiantou, a defensiva do Vélez estava intransponível.

O Vélez, que tinha mais ganhar, acabou levando mais a sério que o Newell's e conquistando a taça e seus benefícios.

O Newell's agora terá pela frente, talvez, o jogo mais importante de sua história, claro depois daquela final de Libertadores com o São Paulo. Um bom resultado em casa passa a ser muito importante para o time de Tata Martino. Mas não pense você que se o Newell's não conquistar um bom resultado em casa estará eliminado. Os principais resultados do time estão sendo conquistado longe de seus domínios.

Ouça aqui o gol de Lucas Pratto e o pênalti desperdiçado por Ignacio Scocco.


fotos: Site Olé
Compartilhar:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário