terça-feira, 30 de abril de 2013

Um Merecido Finalista



No futebol, como todos nós sabemos, não há merecimento, justiça e outras palavras. Nem sempre o melhor vence, nem sempre quem tem mais grana, jogadores mais caros vence.

Foi o caso de hoje no Santiago Bernabéu na perna de volta da semi-final da Liga dos Campeões. Real Madrid tinha grandes jogadores, Özil, Cristiano Ronaldo e Dí Maria. Pelo lado do Borussia, Lewandowski chegou cheio de moral pelos 4 gols na partida de ida.

Falando sobre o Borussia, um time que no inicio do século esteve a ponto de decretar falência, de fechar suas portas por conta das sua dívidas. Um novo projeto, um novo presidente, um novo treinador e pouco dinheiro. Era isso que tinha o BVB para se reestruturar. E foi o que aconteceu. Aos poucos, o Borussia voltou a aparecer no cenário nacional, conquistando por duas vezes a Bundesliga.

Na temporada passada, o time não passou da fase de grupos da UCL. Kloop disse, que aquela temporada era apenas para o clube se aclimatar novamente a maior competição de clubes do Mundo. Não se podia cobrar muito de um time que é muito jovem e que a muito tempo não disputava a UCL.

Mas nessa temporada, Kloop definiu a UCL como prioridade. Logo no sorteio, já se via que os auri-negros  teriam que mostrar o que realmente queria na competição. Caíram num grupo com Ajax, Manchester City e Real Madrid.

Na primeira partida, contra o Ajax no Signal-Induna Park, o BVB suou muito para conseguir essa vitória. Foi nos últimos minutos, que a vitória apareceu.
Nos jogos seguintes, o BVB assustou o Mundo com seu futebol envolvente, ofensivo e de muita movimentação. Não perdeu na fase de grupos, aliás a única derrota do BVB foi a essa para o Real. Empatou contra esse mesmo Real na fase de grupos em Madrid e venceu em Dortmund. Fez esses mesmos resultados contra o Manchester City.

Se classificou em primeiro e deixou o maior vencedor da Liga na segunda posição. Nas oitavas, passou até com certa tranquilidade pelo Shakhtar. Empatando em Donetsk e goleando em casa.

Nas quartas, veio o grande susto. Contra o Málaga, o Borussia passou aperto e por muitos momentos do confronto, estava sendo eliminado da UCL. Foi o gol do Super Santana quem deu aos aurinegros a chance de enfrentar novamente o Real.

Na ida, todo Mundo ainda lembra, aquele massacre. Aquela atuação memorável de Lewandowski. 4 gols e um show do time de Kloop.

Já no jogo de hoje, o BVB mostrou toda sua maturidade na competição. Sofreu algumas pressões na primeira etapa. Viu Ronaldo e Özil perderem gols na cara de Weidenfeller. A defesa do BVB quase terminou o jogo com uma atuação perfeita.

No segundo tempo do jogo, o BVB resolveu sair pro jogo. Colocou o Real Madrid na roda. Criou e desperdiçou  as melhores chances. Reus e Lewandowski infernizaram a defesa do RMCF.
Cristiano Ronaldo, pouco fez no segundo tempo. Se "acadelou" e sucumbiu a marcação alemã. Mas, até em grandes jogos, a máxima do futebol aparece, "quem não faz, leva". E foi o que aconteceu com o BVB. Perdeu muitos gols, e viu o Real Madrid no abafa, marcar dois gols e ressuscitar no confronto.

Daí por diante, foi aquele "Deus nos acuda" para as duas equipes. Os torcedores madridistas querendo o gol da classificação. Os auri-negros querendo que o jogo acabasse logo de uma vez.

Apesar da grande pressão, o BVB conseguiu se segurar e garantir sua classificação para Wembley. O clube que esteve muito perto de fechar, ressurgiu e agora vai estar na grande festa de encerramento da temporada europeia.


Parabéns ao BVB que foi um grande time. Esperemos quem será o adversário do BVB. Temos tudo para ter uma final alemã em território inglês.

GOLS QUE NARREI:

Ouça aqui os gols e os minutos finais desta partida que narrei na Rádio Esquadrão Esportes...

Compartilhar:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário