sexta-feira, 12 de abril de 2013

Aprende com a UEFA, Conmebol


 x 

A tempos que critico os modos de como a Conmebol trata seu maior patrimônio, a Copa Libertadores e Copa Sulamericana.

As competições da UEFA são um grande exemplo de organização, civilidade e principalmente, de respeito para quem a consome, o torcedor.

Estádios modernos, confortos nas arenas e sempre grandes espetáculos. Os melhores jogadores do Mundo desfilam toda sua classe nos gramados e a UEFA os explora de uma forma perfeita.

Porque a Conmebol não aproveita e pega o exemplo? Tratar bem o seu produto, faz o retorno ser ainda maior ($$$) lá na frente.

A Conmebol precisa cair na realidade de que se não tratar bem suas competições, perderá logo la na frente. Estádios sem segurança, confusões dentro de campo, gramados ruins e regulamento ruim.

Cheguei ao ponto que queria. Todos sabem que na negociação Barcos x Palmeiras x Grêmio, veio um pacotão de jogadores ao alviverde. Dois deles, Léo Gago e Leandro, não chegaram a jogar pelo Grêmio, apesar de constar na lista de inscritos. 

Segundo o regulamento, uma vez inscrito por um clube, o jogador não poderá disputar a competição por outro clube na mesma temporada. 

Se os jogadores não entraram em campo e nem assinaram sumula, o que os impediria de se transferirem e jogar por outro clube?

A UEFA recentemente, mudou alguns tópicos no seu regulamento. Jogadores que jogaram por clubes até a fase de play offs ( anterior a fase de grupos) podem se transferirem para outros clubes que estejam disputando a mesma competição.

No que a UEFA pensou? Se jogador A se destaca em time A, porque o time B não poderia contratar jogador A? E o melhor, se o time de maior poder aquisitivo ou jogadores renegados por outros clubes não podem ter suas oportunidades em outros clubes? 

Antes de mais nada, a UEFA cuida do seu produto e dos seus consumidores. A Conmebol tem um baita produto nas mãos e está andando para isto.

Muitos dizem que este descaso faz parte da tradição da Copa Libertadores. Mas, a imagem que fica é de desrespeito para com aqueles que consomem a competição. 

Se a Conmebol resolve-se levar a sério seu maior produto, fico me imaginando o tanto de verba que eles estariam arrecadando e outra, com uma competição mais organizada, os grandes jogadores não precisariam ir a Europa para disputar as grandes competições.

Basta a Conmebol querer explorar este tesouro que tem nas mão. Mas o primeiro de tudo, precisa organizar tudo.

Compartilhar:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário