domingo, 30 de junho de 2013

Fortineros Levam A Super Final e Seus Benefícios



Quem tinha muito mais a ganhar, ganhou. O Vélez conquistou na noite de sábado a Super Final do Campeonato Argentino. Além da taça, os fortineros ganharam mais benefícios esportivos e financeiros. Uma vaga na Copa Sul-Americana, outra na Copa Libertadores 2014 e mais uma boa quantia em dinheiro.
Para o Newell's, restava apenas a quantia em dinheiro, pois, como foi campeão do Torneo Final, já tinha assegurada sua vaga na Copa Libertadores 2014.

O Jogo
Foi muito intenso desde os primeiros minutos. O Vélez começou em cima e em busca da vantagem. Os fortineros queriam tiram a má impressão de deixaram no Torneo Final, onde ficaram nas posições intermediárias da tabela.

Logo a um minuto, Emiliano Papa finalizou pela primeira vez. Após uma bola alçada, Milton Casco cortou mal e o lateral esquerdo pegou de primeira e exigiu boa defesa de Nahúel Guzmán.
O Newell's não conseguiu encaixar a marcação nos primeiros 20 minutos de jogo. Tanto que, o Vélez ainda criou duas grande oportunidades. A primeira foi em cobrança de falta de Fernando Gago, na entrada da área. O volante assustou o goleiro Guzmán, numa batida colocada por cima da barreira. A bola ainda desviou no travessão antes de ir para a linha de fundo.

Toda essa intensidade do Vélez foi premiada com um golaço de Lucas Pratto. Federico Insúa iniciou a jogada pela esquerda. O camisa 10 lançou em profundidade para Emiliano Papa que, de primeira cruzou rasteiro pra área e pegou a defesa Leprosa mal posicionada. Lucas Pratto dominou, driblou e deixou Santiago Vergini deitado no chão e soltou uma bomba de perna esquerda no alto do goleiro Guzmán que nada pode fazer, Vélez 1-0.


O Newell's após levar o gol, resolveu acordar. Scocco, Figueroa e Maxi Rodriguez, até o gol do Vélez, eram peças nulas. Os três jogadores de frente dos leprosos foram muito bem marcados pela defensiva fortinera. Rinaudo Cruzado era o jogador do Newell's que mais participava da partida. Tentava armar o jogo, mas com pouca movimentação do trio final, ficou complicado para o armador peruano criar jogadas.

A primeira grande oportunidade do Newell's foi com Scocco. O artilheiro fez a jogada pelo lado de campo e tentou o cruzamento para Figueroa, mas o goleiro Sebastian Sosa fez a interceptação e evitou que a bola chegasse até Figueroa.

O jogo passou a ficar de meio campo. O fortín posicionou seu time para sair em contragolpe, enquanto os leprosos tentaram fazer a pressão no campo de defesa do adversário.

O Lance que poderia ter mudado a partida foi aos 28 da primeira etapa. Maxi Rodriguez recebeu a bola em profundidade e na corrida ganhou de Cubero, que infantilmente segurou La Fiera pela braço e cometeu o penal. Nestor Pitana, marcou muito bem o pênalti. Como o lance era para cartão amarelo e Cubero já tinha, o capitão do Vélez levou o segundo e foi expulso de campo.

Ricardo Gareca precisou sacrificar alguém da parte ofensiva do time. Bella acabou sendo o escolhido para deixar o time e em seu lugar entrar Gino Peruzzi. Muitos periodistas argentinos já pedem o Peruzzi como titular na lateral direita, já que Cubero não tem mais condições fisicas de acompanhar um jogador de velocidade.

Scocco pegou a bola e chamou a responsa. Mas, o artilheiro decepcionou mais uma vez. Perdeu outro pênalti com a camisa do Newell's. O camisa 32 já havia perdido um contra o Quilmes, no Centenário de Quilmes e outro no Nuevo Monumental, contra o Atlético de Rafaela. Scocco perdeu ali a chance de igualar o placar e depois administrar a vantagem numérica dos leprosos.

As chances passaram a ser cada vez mais escassas. A afobação passou a ser o principal defeito do Newell's. Jogadores experientes não conseguiram passar pela forte marcação fortinera.

Outro detalhe que chamou a atenção foi Insúa, Ferreyra e, principalmente, Pratto a doação para o time desses jogadores. Se sacrificaram em função do time. Lucas Pratto, em muitas oportunidades estava na linha de fundo dando carrinho e ajudando muito na marcação.
O primeiro tempo terminou 1-0 pro Vélez.

No segundo tempo, o panorama não mudou muito. O Newell's seguiu em cima em busca do gol de empate. Os leprosos repetiram o grande defeito do primeiro tempo, a afobação na hora da criação.

Tata Martino resolveu mexer nas peças e fazer alterações. Martin Tonso, que era cogitado para começar como titular, entrou no lugar de Cruzado, talvez o melhor jogador da partida. Com Tonso, o Newell's ganhou a jogada pelo flanco direito.
Imediatamente, Gareca posicionou Insúa como um auxiliar de lateral esquerdo. Funcionou muito bem, já que Tonso nunca ficou no mano a mano com Papa.

O Vélez se retrancou na defesa e tentou segurar na defesa a pressão leprosa. Pouco chances efetivas foram criadas pelo Newell's. Sosa pouco trabalhou, em contra partida, os marcadores fortineros trabalharam muito.

O desespero foi tão grande do Newell's que o goleiro Guzmán, a partir de 30 minutos do segundo tempo, se posicionou na linha divisória do gramado. Mas nada adiantou, a defensiva do Vélez estava intransponível.

O Vélez, que tinha mais ganhar, acabou levando mais a sério que o Newell's e conquistando a taça e seus benefícios.

O Newell's agora terá pela frente, talvez, o jogo mais importante de sua história, claro depois daquela final de Libertadores com o São Paulo. Um bom resultado em casa passa a ser muito importante para o time de Tata Martino. Mas não pense você que se o Newell's não conquistar um bom resultado em casa estará eliminado. Os principais resultados do time estão sendo conquistado longe de seus domínios.

Ouça aqui o gol de Lucas Pratto e o pênalti desperdiçado por Ignacio Scocco.


fotos: Site Olé
Compartilhar:
Mais informações »

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Chegou a Hora: Super Final do Campeonato Argentino

Neste sábado ás 18hs no Estádio Mundialista de Mendoza, Newell's Old Boys e Vélez Sarsfield se enfrentam pela Super Final do Campeonato Argentino

Os dois são os melhores times do futebol argentino. No primeiro turno, os dois brigaram ponto a ponto para levar o Torneo Inicial. Os fortineros levaram a melhor, muito pelo fato dos leprosos terem empatados muitos jogos no Torneo Inicial.

Além do Super Título Argentino, essa decisão vale um boa quantia em dinheiro para o vencedor. Todos nós sabemos que as dificuldades financeiras são muito grandes dos clubes argentinos.

De um lado Ricardo Gareca, do outro Gerardo Martino. Dois técnicos que fazem parte da escola Marcelo Bielsa. 

Vélez Sarsfield
Gareca, desde 2009 no Vélez, sempre faz boas campanhas. Conquistou vários títulos argentinos, mas ainda falta um título internacional. Talvez, aquela série de vices campeonatos, quando jogava no futebol colombiano ainda pesa um pouco para o técnico,
Uma das grandes qualidades de Gareca é saber remontar os elencos em um curto espaço de tempo. Após chegar as semifinais de 2011 da Copa Libertadores, houve uma limpa no elenco. Os principais jogadores foram negociados com o futebol europeu e outros com clubes de maior poder financeiro que os fortineros.

Neste temporada, Facundo Ferreyra foi o principal destaque. Chucky, como é conhecido foi o artilheiro do fortin no Torneo Inicial. Passou boa parte desse primeiro semestre entregue ao departamento médico. Isso fez com que Gareca tivesse que ir buscar outras alternativas. Encontrou duas ótimas, Rescaldani, formado no próprio clube e Copete, colombiano, mas com passagens pelo futebol venezuelano.

Além disso, o fortin na defesa conta com uma base muito forte e experiente. Além do goleiro uruguaio bi vice campeão da Libertadores. Fabian Cubero, capitão e o mais experiente do time é o lateral pela direita. Além disso, tem o conhecido Sebá Dominguez, de passagem pouco brilhante no futebol brasileiro e Emiliano Papa, jogador que era constantemente convocado por Maradona, nas Eliminatórias para Copa da Africa.

Após perder Santiago Silva para o futebol europeu, o fortin foi atrás de Lucas Pratto. Atacante de 25 anos, se destacou na Libertadores de 2011. Apesar de ser grandalhão, Pratto participa muito do jogo. Como pivô, dando assistências e marcando gols com a camisa 12 dos fortineros. 

E pra comandar esse time o maestro, Federico Insua. Experiente jogador de 33 anos, Insúa é o centro técnico desse time. O camisa 10 comanda todas as ações de ataque do time fortineiro. Com passagens por grandes clubes da Argentina e também do melhor futebol do mundo, Insúa é o tradicional engache. Aqui no Brasil, o camisa 10, o armador. Por ele, se inicia as jogadas de ataque, além de ter um ótima bola parada.

Newell's Old Boys:
Começou a temporada pressionado com o promédio muito baixo. Apostando, principalmente em jogadores que foram formados no clube ou que tiveram grande passagem pelo mesmo.

Scocco, pouco conhecido no futebol, foi revelado no clube. Rodou por vários clubes, mas se destacou muito nesta temporada com muitos gols e um bom futebol com a camisa leprosa. Além dele, Maxi Rodriguez, após passagem vitoriosa pelo melhor futebol do mundo, resolveu voltar a sua terra natal e ajudar seu time de coração. E o comandante para, também é muti identificado com o clube, trata-se de Gerardo Martino. Tata fez história com a Seleção Paraguaia ao levar a o time até as quartas-de-final de uma Copa do Mundo, sendo eliminada pela campeã Espanha.

Com ele, o time do Newell's joga um futebol bonito e competitivo. Da mesma escola de Bielsa, Tata Martino se destaca pelas variações táticas do time durante uma partida sem precisar trocar peças. Joga sempre em velocidade e aproveita muito bem a experiência de Maxi e Scocco.

Mas não é só em casa que se destaca esse time. Os principais resultados dos leprosos, foram conquistados longe de casa. Inclusive, no encontro entre esses dois times na Libertadores, o Vélez venceu em Rosário, mas o Newell's conseguiu a reversão do resultado em Liniers.

Além de ter jogadores experientes na frente, os leprosos também contam com jogadores experientes na defesa. Nahúel Guzmán, formado no clube é um ótimo goleiro. Santiago Vergini, de 25 anos, vem sendo muito especulado em grandes clubes da Europa. Seu companheiro de zaga é Heinze. Veterano zagueiro, de qualidade técnica discutível mas de muita vontade nas dividas. 

No meio campo, é difícil até precisar o esquema. Varia de um 4-3-3, para um 4-2-3-1 e também um 4-1-4-1. É muito dificil marcar esse time em velocidade. Rinaudo Cruzado, peruano foi contratado para ser o organizador desse meio campo. Ele é o cara que arma as jogadas e que também cadência o jogo. Com ele, Pablo Perez e Lucas Bernardi são os responsáveis por dar mais liberdade a Scocco, Maxi e Figueroa, que são os três atacantes.

Enfim, são dois grandes times. Dois times que jogam pra frente e jogam bonito. Certeza de bom jogo no estádio Mundialista de Mendoza.

Números:
Confrontos diretos
Tabelas
Vélez Sársfield
Newell s Old Boys

A
Em casa
Fora
A
Em casa
Fora
Partidas jogadas
32
16
16
32
16
16
Vitórias
11
8
3
12
7
5
Empates
9
3
6
9
6
3
Derrotas
12
5
7
11
3
8
Gols a favor
32
19
13
36
21
15
Gols contra
36
15
21
32
13
19
Pontos
42
27
15
45
27
18
Sáb
29/06/13
CAA
Vélez Sársfield
18 : 00
Newell s Old Boys
Qua
15/05/13
CLD
Vélez Sársfield
1 - 2
Newell s Old Boys
Qua
24/04/13
CLD
Newell s Old Boys
0 - 1
Vélez Sársfield
Sex
19/04/13
CAA
Vélez Sársfield
1 - 3
Newell s Old Boys
Dom
07/10/12
CAA
Newell s Old Boys
1 - 0
Vélez Sársfield
Seg
26/03/12
CAA
Vélez Sársfield
0 - 1
Newell s Old Boys
Dom
18/09/11
CAA
Newell s Old Boys
1 - 1
Vélez Sársfield
Dom
10/04/11
CAA
Vélez Sársfield
2 - 0
Newell s Old Boys

Melhores marcadores

Vélez Sársfield
G
PG

F. Ferreyra
16
1

L. Pratto
9
0

E. Rescaldani
7
1

F. Insúa
5
1

A. Cabral
2
0

Newell s Old Boys
G
PG
I. Scocco
24
5
M. Rodríguez
5
0
M. Urruti
5
0
V. Figueroa
4
0
F. Muñoz
4
0

Estatística geral
Vélez Sársfield
Newell s Old Boys


A
Em casa
Fora
A
Em casa
Fora

Rank
14


1



Partidas jogadas
38
19
19
38
19
19

Vitórias
17
9
8
21
13
8

Empates
10
4
6
11
2
9

Derrotas
11
6
5
6
4
2

Gols a favor
49
27
22
63
34
29

Gols contra
32
20
12
32
14
18

Pontos
61
31
30
74
41
33

Jogos em branco
17
7
10
18
11
7

Média de gols marcados p/j
1.29
1.42
1.16
1.66
1.79
1.53

Média de gols permitidos p/j
0.84
1.05
0.63
0.84
0.74
0.95

Tempo médio do primeiro gol marcado
35m
32m
40m
32m
33m
31m

Tempo médio do primeiro gol permitido.
38m
41m
35m
45m
46m
45m

Gols perdidos
11
4
7
9
4
5

Maior vitória
5 - 1
3 - 0
5 - 1
5 - 0
5 - 0
3 - 0

Maior derrota
1 - 3
1 - 3
1 - 3
0 - 3
0 - 3
0 - 2






Troféus
Vélez Sársfield
Newell s Old Boys
Campeonato Argentino
8
5
Copa Libertadores da América
1
0
Recopa Sul-Americana
1
0
Copa Intercontinental
1
0
Seleção
Vélez Sársfield
Newell s Old Boys
Média de idade da seleção
23.4
24.9
O mais jovem
18 (L. Villalba)
18 (C. Torres)
O mais velho
34 (F. Cubero)
36 (S. Peratta)
Jogadores sub-21
17
11
Jogadores estrangeiros
2
2
Jogadores extracomunitários
40
33

Sequência de jogos
Newell's Old Boys
03/07
CLD
Atlético Mineiro
C
21 : 50
29/06
CAA
Vélez Sársfield
F
18 : 00
23/06
CAA
Argentinos Juniors
H
0 - 1
19/06
COA
Talleres
A
1 - 0
16/06
CAA
Atlético de Ra…
A
0 - 3
10/06
CAA
Unión de Santa Fe
H
5 - 0
03/06
CAA
All Boys
A
2 - 1
29/05
CLD
Boca Juniors
H
P 0 - 0 

Vélez Sarsfield
29/06
CAA
Newell s Old Boys
H
18 : 00
23/06
CAA
Atlético de Ra…
H
2 - 1
16/06
CAA
Unión de Santa Fe
A
1 - 1
12/06
CAA
All Boys
H
0 - 0
02/06
CAA
Boca Juniors
A
1 - 1
24/05
CAA
Quilmes
H
2 - 0
18/05
CAA
Godoy Cruz
A
3 - 1
15/05
CLD
Newell s Old Boys
H
1 - 2

Escalação:
Os dois técnicos já divulgaram as escalações. Sem nenhum grande problema, tanto Gareca quanto Martino já disseram que vão com o melhor que tem disponível.


Transmissão: A Rádio Esquadrão Esportes transmitirá esse jogo de forma exclusiva no webrádio brasileiro.

Estarei na narração desse jogo, convido todos acompanhar
Mendoza é a capital e a maior cidade da província de Mendoza, na Argentina. Localiza-se no oeste do país, nas bordas da Cordilheira dos Andes, sendo um importante pólo de produção de vinho e azeite, além de ser dos mais importantes pontos turísticos da Argentina.
A base da cidade atual surgiu de um ordenamento realizado em 1863 pelo agrimensor francês Ballofet e que inclui a disposição estratégica de várias praças. A atividade econômica está fortemente vinculada à indústria de elaboração de vinhos, alimentos, e outras bebidas e, também, com o refinamento de petróleo. Além disso, o setor de turismo se destaca bastante.
População
Segundo o censo de 2010, a a cidade tem 114.822 habitantes, o que representa uma baixa demografia em relação aos 121.620 habitantes do censo de 1991. Este estancamento é produto da inexistência de lugares que permitam o crescimento da população, ao que se soma uma tendência geral da população a abandonar o centro, o qual é ocupado por oficinas e comércios.
A Grande Mendoza, por sua vez, possui aproximadamente 900 mil pessoas e apresenta um crescimento populacional de 10%. A cidade de Mendoza é a quarta cidade da Argentina.

Mendoza fica 1.197 Km de distância de Buenos Aires. São 11 horas de viagem de carro.


Compartilhar:
Mais informações »
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial