quinta-feira, 14 de novembro de 2013

BOM SENSO FC: A melhor novela do futebol brasileiro



A 35a rodada do Campeonato Brasileiro marcou mais um capítulo do Bom Senso FC. Os jogadores, dias atrás se reuniram com a CBF e não obtiveram respostas satifatórias para as sua reivindicações. Como protesto, resolveram cruzar os braços durante o primeiro minuto de bola rolando em todas as partidas. Em grande parte dos jogos isso aconteceu. No jogo entre São Paulo FC x CR Flamengo, no Estádio Novelli Jr, o "árbitro" Alício Pena Junior, acatando ordens da CBF, prometeu aplicar cartão amarelo a todos os jogadores que aderissem o protesto. 

Comandados por Rogério Ceni, os jogadores tiveram a melhor idea possível. Ficar tocando a bola de um lado para o outro sem se atacar durante esse primeiro minuto de bola rolando. Feito isso, ao intervalo da partida os jogadores falaram a imprensa sobre esse movimento e também a atitude intenpestiva da CBF em mandar punir os atletas por aderirem ao protesto.

Pelo que entendi até agora, os jogadores reivindicam melhorias no calendário do futebol brasileiro. Com 30 dias de férias, maior tempo de pré-temporada, reponsabilidade financeira dos clubes entre outros. 

O Campeonato Brasileiro acaba nas primeiras semanas de dezembro. 30 dias de férias para os jogadores que retornam na primeira semana de janeiro. Só que, em menos de duas semanas, já tem jogo oficial pelo campeonato estadual. Muitos desses campeonatos, tem mais de 20 datas, o que dá quase três meses de disputa pra saber que no final sempre vão estar os grandes do Estado. Mas parece que quem comanda o futebol brasileiro não está disposto a negociar com esse movimento. Só porque pagam, tem o direito de exigir, ou melhor, mandar e desmandar.

Nesse ano, tivemos um bom exemplo que foi o Atlético Paranaense, que largou o estadual, foi se preparar para a maratona de jogos que o ano de 2013 tinha pela frente. Hoje, briga em duas frentes, Copa do Brasil e Brasileirão. Um time que veio da segunda divisão, vai fazendo uma grande temporada. Claro, que também um dos motivos para isso ter acontecido foi o Atlético não ter se acertado com a Globo na questão financeira pelos direitos do estadual. 

Mas se todos os clubes tivessem esse tempo de preparação, talvez não teríamos um Campeão Brasileiro no intervalo do seu jogo. Times melhores preparados, com possibilidades de chegar ao título. O campeonato ficaria mais emocionante do que foi nessa temporada.

O problema é de quem manda não está disposto a ouvir os protestos dos jogadores. O presidente da Federação Pernambucana disse que o problema era o contrato dos clubes. Segundo ele, os contratos empregatícios deveriam ser revistos com clausulas com menos jogos durante o mês. 

Com o inchaço do calendário, é impossivel parar o campeonato para a Data/FIFA. A Seleção Brasileira não pode convocar mais jogaores nacionais porque não quer prejudicar os clubes com vários desfalques. Mas, se menos jogos, menos datas fossem utilizadas poderíamos ter essa paralização, que até ajudaria aos clubes recuperar seus bons jogadores.


O grande exemplo desse problema são os jogadores de mais idade. Seedorf, Alex entre outros pregaram no segundo semestre devido aos alto número de jogos aoo longo da temporada. Não conseguiram descansar para a maratona de jogos e também a parte masi decisiva da temporada, a parte final. O campeonato se afunilou e apenas o Cruzeiro sobrou na questão fisica e técnica. 

Os clubes também são muito prejudicados, mas como todos tem o rabo preso com a CBF, fica complicado de bater de frente com a CBF e com a Rede Globo.

Os clubes perdem muito dinheiro sem seus grandes jogadores. Imaginem se agora, o Seedorf tivesse apenas  30 jogos no ano? Poderia render muito mais ao Botafogo. Quando o Coritiba esteve no seu melhor momento da temporada, teve Alex saudável durante esse periodo. Mas o acumulo de lesões acabaram com a sequência e o bom momento do time. Será que essa omissão dos clubes é vantajosa? Não tem tempo pra treinar, pra entrosar o time, pra dar ritmo de jogo.

Não há tempo pra nada, tudo porque tem que se fazer aquilo que a Rede Globo quer. Ontem tivemos o grande exemplo da idiotice que é esse Campeonato. Talvez, com menos datas, o Campeão Brasileiro fosse conhecido em um domingo, com estádio cheio, com transmissão para todo Brasil.
Mas não, Cruzeiro entrou em campo pro segundo tempo com o título já garantido. Talvez os inteligentes que organizam o campeonato não tenham percebido isso.

A justificativa dos Estaduais é para ajudar os pequenos. Isso é uma grande mentira. Os pequenos recebem dinheiro de esmola. Não conseguem montar estruturas, não conseguem contratar os grandes jogadores porque o dinheiro é curto e precisa ser esticado por todo ano. Os clubes pequenos recorrem a bilheteria e assaltam o bolso do torcedor, com ingressos caros para jogos de menos importancia. Temos vários exemplos: aqui no Rio Grande do Sul, temos vários clubes de 1 semestre só. O FC Santa Cruz é um exemplo desses. A cidade tem apenas 5 meses de futebol, depois não há mais nada. Apenas, viajar até Porto Alegre e acompanhar a dupla Gre-Nal. É justo? Não! 

Temos vários jogadores que peregrinam o interior em busca de clubes para poder ter sálario todo ano. Muitos clubes optam por não jogar o segundo semestre para não se individar. Certo, mas e o torcedor como fica? 

As reivindicações são simples, legitimas! Ta na hora de se tomar uma atitude. Sempre buscando o melhor, para todos, não apenas para a elite. 

Aguardemos cenas dos novos capitulos da novel BOM SENSE FC que está boa demais....
Compartilhar:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário